domingo, 28 de outubro de 2012

Responderia sim.







      Nunca soube ao certo se acreditava ou não no destino; aquele traço que nos é dado antes mesmo de nascermos, e que não há a possibilidade de refazê-lo. Mas outro dia tive a comprovação de que, pelo menos, alguns momentos de nossa vida aparecem porque estavam escritos assim. Deveria acontecer exatamente daquele jeito; sem tirar, nem pôr.
      Fui assistir a uma peça de teatro outro dia e tive a nítida impressão, ao ir embora, de que estava exatamente no local onde eu deveria estar. A peça falava, basicamente, sobre morte. E na morte, nada mais comum que pensar na vida. Foi o que eu fiz.
      Estava a atriz no chão, encenando um suicídio, enquanto uma outra pousava sua cabeça delicadamente ao lado do ouvido da "morta". Foi quando eu a ouvi dizendo: "Se eu te desse uma oportunidade, só uma, de viver de novo tudo o que você viveu, com as mesmas felicidades, as mesmas tristezas... tudo igual. Você toparia?". Me peguei gritando mentalmente que sim.
      Cheguei em casa e pensei diversas vezes sobre tudo que havia se passado na minha vida; as mudanças, as felicidades e, principalmente, as tristezas. É engraçado e até mesmo clichê pensar que se não fosse tudo isso que vivi, eu não saberia o que sei hoje; eu não seria quem sou.
      Tenho esse sentimento saudoso pelos tempos passados, mas pensava que o que havia acontecido comigo até esse exato momento era, em certas partes, triste. Foi no meio desse paradoxo que percebi que, se sinto saudade, é que tudo que me aconteceu foi bom. É a questão de você conseguir o que precisava, não o que queria.
     Eu precisava aceitar que tinha que crescer, precisava amadurecer. Perceber que as coisas na minha volta eram boas. Foi como uma lição; um aviso. Se você começa a pensar que as coisas que te aconteceram foram ruins, tudo perde sentido, você fica preso em uma condição de vítima. É aí que aparece aquela bola de neve - quanto mais vitimizado se é, mais parece que o mundo conspira contra você.
      Me senti como em uma manhã de chuva, quando você abre os olhos de um pesadelo e percebe que tudo está bem, está no lugar que sempre esteve, e que o monstro, na realidade, não existe.
      Abri meus olhos. A vida continuou do mesmo jeito de sempre, com um único porém...
     
      A vida fazia sentido.
   

5 comentários:

  1. Agradeço sempre a minha Santa, ou melhor a nossa Santa ter sido escolhida para ser a tua mãe e te ter sempre por perto e poder compartilhar da tua sensibilidade.especial este!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe, sem tu e o pai, hoje, talvez, eu não estivesse escrevendo e partilhando isso com vocês. Obrigada e amo vocês! Beijos!

      Excluir
  2. Marina, mais uma vez sem palavras... Não consegui conter as lágrimas! Que continues assim... sempre inspirada e iluminada para escrever. Teus textos, são muito verdadeiros, cheio de sentimentos e de uma sensibilidade sem igual. Parabéns.

    ResponderExcluir